Pele e os Cuidados pára mante- la Saudável

0
Pele e os Cuidados pára mante- la Saudável
Pele e os Cuidados pára mante- la Saudável
Pele e os Cuidados pára mante- la Saudável

A pele, considerada o maior órgão do corpo humano é o espelho do que acontece um pouco mais profundamente. Através dela é possível visualizar as marcas do tempo, as marcas do sol ou simplesmente, as marcas. Quando não cuidada corretamente pode dar origem a doenças de pele, até graves em alguns casos. Assim, não só por questão estética, mas principalmente de saúde.

Pele e os Cuidados pára mante- la Saudável
Pele e os Cuidados pára mante- la Saudável

Leia abaixo como proteger e cuidar da sua pele, mantendo-a jovem e bonita em qualquer idade.

Alimentação

Quando a alimentação não vai bem, isto aparece na pele. Faça refeições equilibradas, coma frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Se alimentado corretamente é mais fácil que o corpo elimine as toxinas, deixando assim a pele mais saudável e brilhante.

Coma alimentos ricos em vitamina A, como o mamão, a cenoura e o brócolis. Eles ajudam a equilibrar a oleosidade e são indicados para pessoas que têm pele mista ou oleosa.

Se você possui pele seca, prefira os alimentos ricos em vitamina E. São por exemplo o arroz integral e o gérmen de trigo, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos. Eles têm o poder de hidratar de dentro para fora.

E jamais se esqueça: beba água! Pelo menos dois litros por dia. A falta d’água deixa a pele flácida e sem vida. Além de hidratar e firmar a pele, beber água favorece a eliminação das toxinas.

Protetor solar

A exposição solar sem proteção é a principal causadora do envelhecimento e do câncer de pele.
A radiação solar, responsável por 80% do envelhecimento da pele, penetra na pele provocando alterações diretamente no DNA das células. O resultado é o aparecimento de manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele.

Para se proteger deve usar protetor solar com FPS (Fator de proteção solar) 30 para o rosto, colo, pescoço e mãos e 15 para o restante do corpo.

Exercícios

A pessoa que não pratica exercícios físicos tem mais chance de possuir pele esticada e flácida.

A atividade física regular e moderada produz antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele. Além disso, a prática de exercícios melhora a circulação sanguínea da pele, o metabolismo do organismo, combate o estresse e melhora a qualidade do sono.

E o mais importante: combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.
Imagem Artigo 2 – Cuidados com a saúde da pele

Hidratante

É importante manter a pele hidratada para uma boa elasticidade. A pele ressecada pode apresentar rugas e flacidez podendo chegar à dermatite e a descamação. O ressecamento pode ainda causar alergias e coceiras e diminuição da elasticidade da pele, agravando as rugas. Portanto, beba bastante líquidos e use cremes e loções de acordo com o seu tipo de pele para deixá-la hidratada.

Evite o estresse

O estresse altera os hormônios, aumenta a liberação de adrenalina, por exemplo, que podem deixar a pele mais oleosa e propensa à acne. O estresse também diminui as defesas do corpo, deixando a pele propensa às doenças e infecções como, por exemplo, a herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

Tabagismo

Um cigarro diminui em cerca de 90 minutos a oxigenação da pele. (Imaginem se for um maço!). Por este motivo quem fuma se queixa de pele amarelada, grossa, sem vida e opaca. Estes problemas são causados principalmente pelo consumo da nicotina.

O cigarro provoca distúrbios no metabolismo acelerando a perda de colágeno. Assim, sem sustentação e elasticidade a pele apresenta flacidez.

O simples ato de fumar é prejudicial à pele, pois provoca rugas ao redor dos lábios e dos olhos já que o fumante os fecha com frequência para protegê-los da fumaça.

Deixe seu Comentário, sugestão ou Duvida