Bolo Kasutera pão de ló Japonês

0
Receita de Bolo Kasutera pão de ló Japonês
Receita de Bolo Kasutera pão de ló Japonês
Bolo Kasutera pão de ló Japonês (Castella), aprenda com essa receita simples e fácil como fazer essa delicia japonesa, um pão de ló oriental, você vai adorar, anote a receita.

Bolo Kasutera (Castella), (カステラ) é o nome de um pão de ló muito popular no Japão, cuja receita foi trazida por missionários portugueses no século 16. Durante o período Tokugawa, o Japão fechou suas portas para o Ocidente, mas o Castella, assim como outras iguarias como o Tempurá ficaram como herança dos portugueses.

Kasutera foi disseminado inicialmente na região de Nagasaki, porta de entrada dos europeus no século 16. Nesta cidade notamos uma grande influência portuguesa e espanhola na gastronomia e na arquitetura. O bolo Castella sofreu algumas adaptações na receita e acabou se popularizando por todo arquipélago japonês.

A origem do nome provavelmente vem de Castilla, um dos reinos que formavam a Espanha. O seu sabor é suave e a massa é esponjosa, macia e com uma textura umedecida. No Japão, há muitas lojas que vendem o Kasutera e podemos encontra-lo em muitas variedades como polvilhado com chá verde, açúcar mascavo ou mel.

Enfim, o Kasutera é um pão de ló delicioso, muito apreciado no Japão e um lanche muito popular (Oyatsu), servido especialmente com chá verde tradicional (sem açúcar). Existem muitas versões de receitas de pão de ló estilo Castella, mas a maioria das receitas são fáceis de fazer.

Bolo Kasutera pão de ló Japonês, com rendimento de 11 porções e tempo de preparo de 40 minutos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/4 de xícara de mel
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 1 colher de sopa de matchá (chá verde) opcional
  • 1 colher de chá de sal
  • 7 ovos
  • 1/2 colher de café de cremor de tártaro
  • 1 colher de sopa de açúcar

Modo de Preparo:

  1. Separe as claras e das gemas em 2 recipientes.
  2. Coloque em uma tigela grande a xícara de açúcar, o mel, a baunilha, o chá verde (opcional), o sal e as gemas.
  3. Misture bem.
  4. Em seguida, leve ao fogo, em banho-maria e, bata na batedeira por 5 minutos, em velocidade média, até que a massa fique com coloração amarelo-pálida e duplique de volume.
  5. Delicadamente, acrescente a farinha de trigo e reserve.
  6. Em outra tigela grande, bata as claras, na batedeira em velocidade baixa por 1 minuto, aumentando para médio e alto.
  7. Quando as claras ficarem espumosas, polvilhe 1 colher de açúcar e o cremor de tártaro.
  8. Continue batendo até ficarem firmes.
  9. Com a espátura dobre as claras, delicadamente, sobre a massa reservada, de modo que as bolhas das claras não se desmanchem.
  10. Asse em forma untada, redonda e com um furo no meio (24×11 cm).

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

[Total: 3    Média: 5/5]

Deixe seu Comentário...