Voltar
Veja os Alimentos para deixar dentes e gengiva fortes e saudáveis

Alimentos para deixar dentes e gengiva fortes e saudáveis, dicas simples

Xtudoreceitas.com
Veja os Alimentos para deixar dentes e gengiva fortes e saudáveis, você vai se surpreender com essas dicas simples e praticas, confira.
É muito comum pensarmos no que vamos comer, preocupados com os quilinhos a mais que podemos ganhar, mas será que você escolhe os alimentos pensando também na saúde dos seus dentes?
Claro que eles não substituem a escovação, mas saúde bucal tem tudo a ver com alimentação também. Ela, combinada com os cuidados adequados, deixa nossos dentes e gengiva muito mais fortes e saudáveis para distribuir muitos sorrisos por aí.
Que tal conhecer alguns deles, então?
5 from 1 vote
Tempo De Preparação 5 minutos
Tempo Do Cozinheiro 3 minutos
Tempo Total 8 minutos
Curso Dicas, Saúde
Cozinha Brasileira
Porções 1
Calorias 34 kcal

Ingredientes
  

  • 1 itens itens do texto ver
  • 2 itens itens do texto

Instruções
 

LEITE

  • O leite é uma enorme fonte de cálcio, além das proteínas, fósforo e ácido láctico, e possui uma quantidade ideal de vitaminas para garantir ossos fortes e saudáveis. Por isso, beber leite desde criança ajuda a fortalecer o desenvolvimento dos dentes, além de protegê-los de substâncias mais ácidas.

FIBRAS

  • Para quem está preocupado com a balança, os alimentos com fibras são excelentes, pois limpam o organismo, eliminam gordura corporal e de quebra ainda fazem uma limpeza nos dentes, evitando a formação de placa bacteriana. Alguns cereais, como aveia e granola, são riquíssimos em fibras; e frutas, como ameixa, mamão, figo, pêssego e abacaxi, são também boas opções.

PEPINO

  • Quando se trata de beleza, pepinos não servem só para colocarmos nos olhos para aliviar as olheiras. Eles ajudam também na produção de saliva, indispensável para a higiene bucal, limpando os dentes naturalmente e removendo bactérias.

PASSAS

  • Tem implicância com passas na comida? Pois é hora de parar! Sabia que pesquisas já comprovaram que as uvas passas ajudam na higiene bucal? As sem sementes podem prevenir bactérias que provocam cáries e doenças periodontais, além de proteger os dentes do acúmulo de placa.

ÁGUA

  • Alguma dúvida de que a água entraria nesta lista? Água faz bem pra pele, corpo e também para a boca. Ela ajuda na produção de saliva, elimina restinhos de alimentos, mantém o corpo e a boca hidratados e, claro, mata a sede.

VITAMINA C

  • No rol de alimentos com muita vitamina C estão alguns bem ácidos, como laranja e abacaxi, que podem prejudicar o esmalte dos dentes, mas o consumo moderado pode sim trazer grandes benefícios. A vitamina C aumenta a imunidade, além de ser um antioxidante poderoso que deixa as gengivas fortes e saudáveis. Acerola, goiaba, morango, couve, tomate, cenoura, batata e ervilha são alguns exemplos à sua escolha.

VITAMINA D

  • Se você gosta de salmão, sardinha, atum...excelente! Esses peixes são ricos em vitamina D. A principal função dessa vitamina é a absorção do cálcio nos dentes e ossos, deixando-os ainda mais fortes. Outros alimentos também entram aqui, como iogurte, manteiga e cogumelo.

CHICLETE SEM AÇÚCAR

  • Xilitol. É essa palavra que você vai procurar na embalagem do próximo chiclete que for comprar. Ele é o adoçante natural mais recomendado pelos dentistas que entra no lugar do açúcar e previne a cárie. O ato de mascar o chiclete estimula a produção de saliva, elimina bactérias que querem grudar de qualquer jeito nos dentes e ainda previne aquele mau hálito nada agradável.

CASTANHA-DO-PARÁ

  • Um lanchinho rápido da tarde que protege seus dentes, tem coisa melhor? A castanha-do-pará cria uma proteção que reduz a capacidade das bactérias de se aproveitarem dos seus dentes. Já foi cientificamente comprovado seu poder no tratamento, tanto que o óleo da castanha foi acrescentado em cremes dentais para fins de pesquisa.

QUEIJOS

  • Além de serem ricos em cálcio, a sua gordura possui uma proteína que age no esmalte do dente, impedindo a aderência de bactérias intrusas, o que dificulta a formação da placa bacteriana e, consequentemente, a cárie.

Notas

Observações
  • As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
  • E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada
  • Este é um blog de receitas e dicas sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Palavras-chave caseiro, dente, dica, gengiva, panforte, receita, saúdavel, saúde