Voltar
Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas saiba quais são

Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas

Xtudoreceitas.com
Veja Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas saiba quais são, O forno de micro-ondas pode ser de extrema utilidade em muitos lares e, por isso, com frequência é usado. Dessa forma, é de extrema importância estar atento aos cuidados que o eletrodoméstico exige, inclusive, como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas que você deseja utilizar. vamos esclarecer as dúvidas sobre o assunto.
5 from 1 vote
Tempo De Preparação 5 minutos
Tempo Do Cozinheiro 4 minutos
Tempo Total 9 minutos
Curso Dicas
Cozinha Brasileira
Porções 1 pessoa
Calorias 39 kcal

Equipamento

  • Micro-ondas
  • utensilhos

Ingredientes
  

  • 1 uni micro-ondas
  • vários utensílios

Instruções
 

Como o microondas funciona

  • Antes da gente saber o que pode colocar no microondas, é importante entender como o este eletrodoméstico funciona. Isso ajuda a entender porque um material apresenta mais risco que outro.
  • As micro-ondas são ondas similares as ondas de rádio, televisão e luz solar comum. Os fornos de micro-ondas possuem um dispositivo projetado para converter a energia elétrica em ondas de aproximadamente 2,5Ghz (a frequencia total varia conforme o aparelho).
  • A essa frequência, as radiação afetam as moléculas de água, óleos e açúcares, entre outros, aumentando sua energia interna e provocando o aumento de temperatura. Ou seja, o microondas faz com que o próprio alimento se cozinhe, diferente de outras formas de cocção, como a indução.
  • As micro-ondas são direcionadas para o alimento através de aberturas laterais na parte interna do forno.
  • Mesmo havendo muitas proibições, existem diferentes materiais de pratos e potes que podem entrar no forno de micro-ondas. No entanto, é preciso saber com exatidão quais são os apropriados, caso contrário, pode haver acidentes com o eletrodoméstico e mesmo contaminação dos alimentos, inclusive, quando são os utensílios feitos de plástico que entram no aparelho. No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui.
    Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas saiba quais são

Vasilhas que podem ir ao micro-ondas

  • Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem. O número que constar dentro do símbolo é o que indica o tipo de material com o qual foi fabricada a vasilha. Além de observar esse símbolo, para colocar alimentos dentro, é necessário que o pote possua mais um símbolo, o de um copo e garfo, que costuma ficar próximo ao triângulo.
  • O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor. Além disso, para você se certificar que o recipiente é seguro de verdade, confira como está a sua temperatura após sair do forno. Se ele estiver frio é porque pode ser usado sem problemas. No entanto, quando ele começar a ficar gasto é melhor não usá-lo mais no micro-ondas.
  • Quanto aos vidros, o seu uso é mais seguro, mesmo assim, é melhor dar preferência às vasilhas de vidro que sejam refratárias, isso quer dizer que são mais resistentes e vão suportar sem problemas o calor do forno de micro-ondas. Para saber se é um refratário, o mais indicado é conferir as informações da embalagem do produto. Quando há uma tampa de plástico é ali que a informação pode estar. Os outros vidros até podem ir ao eletrodoméstico, mas corre-se o risco de trincarem, ainda mais se for para cozinhar um alimento.
    Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas saiba quais são

Vasilhas que podem ir ao micro-ondas vidros

  • No caso dos recipientes de porcelana, não podem entrar no forno aqueles que possuem detalhes em dourado ou prateado. Esses enfeites são metálicos e vale lembrar que esse material em hipótese alguma, seja no detalhe de uma louça ou um pote todo de alumínio, pode entrar no micro-ondas, já que pode causar um incêndio. Por fim, outro material seguro para usar no aparelho é a cerâmica vitrificada, sendo que ela serve até para cozinhar os alimentos. No entanto, as suas tampas, que costumam ser de plástico, apenas podem entrar se houver a inscrição “próprio para micro-ondas”.

Como testar se um utensílio pode colocar no microondas

  • A maior parte dos utensílios de cozinha, resistentes ao calor e não metálicos, pode ser utilizada no seu micro-ondas. Porém, alguns recipientes podem conter materiais que os tornam inadequados para o uso no eletrodoméstico.
  • Caso você tenha dúvidas com relação à algum utensílio presente na sua cozinha, há uma maneira fácil de testar se um material pode colocar no microondas. Veja:
  • Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.
  • Se a água aquecer e o utensílio continuar frio, então é próprio para microondas.
  • Se a água não aqueceu, mas o utensílio ficar morno, então não é aconselhável para o uso pois absorve as micro-ondas.
  • Pronto, agora você nunca mais vai ter dúvidas sobre qual utensílio pode colocar no microondas!

Materiais que pode colocar no microondas

    Prato para dourar

    • Siga as instruções do fabricante. O fundo do prato deve estar pelo menos a 5 mm acima do prato giratório. O uso incorreto poderá ocasionar a quebra do prato.

    Travessas

    • Use somente as travessas seguras para forno de micro-ondas (siga as instruções do fabricante) e sem rachaduras ou lascas.

    Prato de Cerâmica

    • Seguir as instruções do fabricante. O fundo do prato de cerâmica deve ficar, pelo menos, 5 mm do prato giratório. O uso incorreto pode resultar na quebra do prato.

    Porcelana

    • Use estes se forem rotulados “Microwave Safe” ou “Seguro para Microondas”. Se eles não são rotulados, teste-os para se certificar de que eles podem ser usados com segurança.

    Vidro (jarras, garrafas e frascos)

    • Siga a orientação do fabricante, pois há utensílios resistentes ao calor do micro ondas. Se você não sabe se o vidro resiste ao uso no microondas, é bom tomar cuidado. Sempre remova a tampa, e utilize somente para aquecer líquidos/alimentos por um curto período de tempo. A maioria dos frascos não é resistente ao calor e poderá quebrar, pois o vidro comum é fino demais para ser usado no microondas. Ele pode quebrar e causar danos e ferimentos. Não usar nada trincado ou lascado. Nunca use vidros delicados como copos de água ou de vinho, dado que podem se quebrar quando os líquidos aquecerem.

    Cristais

    • Use somente cristal resistente ao calor. Certifique-se de que não tenham bordas metálicas. Não use se estiverem rachados ou lascados.

    Pratos e copos de papel

    • Papel pode colocar no microondas, mas use somente para aquecer ou cozinhar por pouco tempo e não deixe o forno sem supervisão. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.

    Toalhas e guardanapos de papel

    • Use-as rapidamente para cobrir os alimentos, para reaquecer e para absorver a gordura. Não deixe o forno sem supervisão e use somente para cozinhar por pouco tempo. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.

    Plástico

    • Use somente plástico que seja seguro para forno de micro-ondas. Eles devem trazer uma indicação de que são próprios para uso no micro-ondas (Microwave Safe). Deve-se perfurar e ventilar os sacos como indicado na embalagem. Tenha certeza de que o plástico utilizado é realmente próprio para microondas.

    Potes plásticos

    • Siga as instruções do fabricante, pois nem todos os potes plásticos são adequados para forno micro-ondas. Nunca utilize o pote plástico com a tampa fechada. Recipientes como potes de margarina ou de sorvete podem derreter no microondas.

    Película plástica

    • Use somente a que seja segura para forno de micro-ondas. Use para cobrir os alimentos e para reter a umidade. Não permita que a película plástica entre em contato com os alimentos.

    Termômetros

    • Use somente os que sejam seguros para forno de micro-ondas (para carnes e açúcar).

    Sacos para Cozimento

    • São apropriados para usar no micro-ondas desde que sejam sacos feitos especificamente para cozinhar, contudo, não esqueça de fazer um pequeno corte no saco para deixar escapar o vapor. Nunca tente usar sacos de plástico normais como os sacos específicos para micro-ondas, pois podem derreter e se romper.

    Papel encerado

    • Papel encerado (também conhecido como papel parafinado) pode colocar no microondas, mas use como uma manta para evitar respingos e para reter a umidade.

    Papel pergaminho

    • Usado para cobrir e evitar que o alimento espirre ou para embrulhar o alimento para cozimento no vapor.

    Materiais que NÃO devem ser usados no microondas

    • Utensílios que contenham alumínio ou metal
    • Causam faíscas no interior do forno micro-ondas, ou até mesmo podem provocar um incêndio. Isso porque objetos metálicos não permitem que a energia microondas atravesse o material e esquente o alimento.

    Papel alumínio

    • As fabricantes dizem que existe uma forma de usar o papel alumínio no micro ondas, mas é melhor NÃO usar. Pedaços de papel alumínio podem arquear ou soltar faíscas e danificar o micro-ondas. Nossa recomendação é não esquentar marmita de alumínio no microondas, ou qualquer forma de papel alumínio.

    Tecido, jornal e papel comum

    • Não coloque materiais como tecido, jornal e papel comum dentro do forno. Eles podem se incendiar, danificando o aparelho.

    Fios de metal para fechar embalagens

    • Podem curvar-se, soltar faíscas e provocar um incêndio dentro do forno.

    Recipientes de metal ou alumínio

    • Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.Remover todos os metais antes de cozinhar.

    Recipientes de papel com alças metálicas

    • Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.

    Utensílios de metal ou com molduras metálicas

    • O metal impede que a energia de micro-ondas chegue até os alimentos e molduras metálicas poderão criar faíscas.

    Fios metálicos

    • Poderão criar faíscas e incendiar-se no interior do forno.

    Sacos de papel

    • Estes são um perigo de incêndio, com exceção de sacos de pipoca que são projetados para uso de microondas.

    Espuma de plástico, placas de isopor e copos

    • Ela poderá derreter ou contaminar o conteúdo se exposta à altas temperaturas.

    Madeira

    • A madeira torna-se seca no uso no forno de micro-ondas e é possível que rache ou parta.
    Palavras-chave caseiro, dica, micro-ondas, receita, utensílhos, vasilhas