Voltar
Receita de Pão de Ló Caseiro

Receita de Pão de Ló Caseiro

Xtudoreceitas.com
Receita de Pão de Ló Caseiro, aprenda como fazer um pão de ló simples e fácil, também chamado de bolo esponjoso é um bolo (por vezes, pode ser considerado um doce) criado pelo cozinheiro genovês Glovan Battista Cabona que, em sua receita original, era elaborado com ovos, açúcar e farinha de trigo e sem fermento ou xarope.
Receita de Pão de Ló Caseiro
5 from 1 vote
Tempo De Preparação 20 minutos
Tempo Do Cozinheiro 20 minutos
Tempo Total 40 minutos
Curso Bolos, Pães
Cozinha Brasileira
Porções 8
Calorias 280 kcal

Ingredientes
  

  • 5 unidades de Ovos
  • 10 unidades de Gemas
  • 200 gramas de de Farinha
  • 300 gramas de de Açúcar

Instruções
 

  • Numa tigela grande deita os ovos e gemas e começa a bater com uma batedeira acrescentando o açúcar aos poucos até ficar tudo incorporado, tens de bater pelo menos uns 20 a 30 minutos (que tradicionalmente era batido á mão por muito mais tempo), tu queres uma creme super suave e batido.
  • Passado esse tempo, vais começar a incorporar a farinha peneirando e envolvendo com a ajuda de uma colher de pau até toda a farinha estar envolvida.
  • Agora tradicionalmente o o Pão de Ló é feito num alguidar de cerâmica para pão de ló que é forrado com folhas de papel cavalinho de forma a criar um selo para o Pão de Ló (e também cria uma forma tradicional para transportar o Pão-de-Ló).
  • Depois de deitares a massa no alguidar forrado, tu tapas com outro alguidar e levas a cozer num forno quente a uns 225ºC durante 40 a 45 minutos até o topo estar bem castanho.
  • Agora se não tiveres o alguidar põe a massa numa forma forrada de papel anti-aderente e cobre a forma com outra forma ou com papel vegetal e leva ao forno quente a 225ºC durante 40 a 45 minutos.
  • Usa um palito para ver se o bolo está pronto (só espetar e ver se alguma massa vem colada), retira este do bolo e deixa arrefecer tapado antes de ir comer.

Notas

Pão de Ló Caseiro Na Itália, o doce chama-se Pan di Spagna , em homenagem ao rei Fernando VI da Espanha. Em Portugal, existem versões modificadas da receita de pão de ló que se tornaram símbolos dessas regiões, como o de Alfeizerão, o de Ovar, o de Margaride e o de Arouca. Ainda em Portugal, existe uma versão não original da receita chamado "pão de ló à brasileira", totalmente diferente do original tradicional, principalmente por levar muito menos ovos. O bolo mais parecido com o pão de ló da culinária da Inglaterra e outros países de idioma inglês, inclusive da culinária dos Estados Unidos, é o sponge cake. Os primeiros portugueses que chegaram ao Japão no século XVI levaram consigo a receita de pão de Castela que se tornou num dos doces mais típicos do Japão, o Kasutera. Receita de Pão de Ló Caseiro
Palavras-chave bolo, caseiro, doce, esponja, massa, pão, pão de ló, receita