Alimentos com função natural anti-inflamatória

0
Alimentos com função natural anti-inflamatória
Alimentos com função natural anti-inflamatória

Receita de Alimentos com função natural anti-inflamatória, os medicamentos anti-inflamatórios muitas vezes são necessários, mas eles têm efeitos colaterais, especialmente quando usados a longo prazo.

O bom é que existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias e eles podem ser usados profilaticamente, fazendo com que o corpo acelere a recuperação. O consumo regular desses alimentos acarreta uma desinflamação do organismo mais rápida.

Os medicamentos anti-inflamatórios muitas vezes são necessários, mas eles têm efeitos colaterais, especialmente quando usados a longo prazo.

Alimentos com função natural anti-inflamatória

O bom é que existem alimentos com propriedades anti-inflamatórias e eles podem ser usados profilaticamente, fazendo com que o corpo acelere a recuperação.

O consumo regular desses alimentos acarreta uma desinflamação do organismo mais rápida.

De forma mais prática, alguém que vai se submeter a uma cirurgia, consumindo esses alimentos, vai se recuperar em menos tempo e usará menos drogas anti-inflamatórios, minimizando os efeitos tóxicos dessas drogas.

Alimentos com função natural anti-inflamatória, Incluir esses alimentos em sua dieta vai valer muito a pena.

Cúrcuma

A curcumina, substância da cúrcuma (ou açafrão-da-terra), é um poderoso anti-inflamatório. Muitas pesquisas já constaram essa qualidade dela. Por isso, em vários países é comum a venda de cápsulas com curcumina.

Alimentos com função natural anti-inflamatória - Cúrcuma
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Cúrcuma

A cúrcuma é uma planta medicinal que tem uma longa raiz cor de laranja que é transformada em pó e usada como especiaria em vários países, especialmente na Índia. Esta planta também pode ser conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou tumérico.

Além de ser usada muito frequentemente na culinária, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Curcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados pelo preço médio de 10 reais.

Para que serve e benefícios
As principais propriedades da cúrcuma são a sua ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva e, por isso, esta planta tem vários benefícios para o corpo, como:

  • Melhorar a digestão;
  • Ajudar na perda de peso;
  • Combater resfriados e gripes;
  • Evitar crises de asma;
  • Desintoxicar o fígado;
  • Regular a flora intestinal;
  • Eliminar vermes intestinais;
  • Tratar problemas no fígado;
  • Estimular o sistema imune;
  • Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne ou psoríase.
  • Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada para diminuir os níveis de colesterol no sangue, inibir a formação de coágulos e aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

O princípio ativo da cúrcuma é a curcumina, que vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras, porque tem apresentado ótimos resultados nos estudos científicos.

Como usar
A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz para temperar comidas, no entanto, as suas folhas também podem ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma: Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Depois de amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições;
Gel de cúrcuma: misturar uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoríase.

Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Quem não deve usar
Apesar de ter vários benefícios para saúde a cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

Cerejas

As cerejas são um dos mais potentes anti-inflamatórios da natureza, devido às antocianinas. Pesquisadores descobriram que impedem os danos dos radicais livres e inibem as enzimas ciclo-oxigenase (que intensificam a inflamação) melhor do que muitas drogas anti-inflamatórias.

Alimentos com função natural anti-inflamatória - Cerejas
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Cerejas

A cereja é uma fruta que muitas vezes é consumida durante épocas de festas de fim de ano, pois ela ajuda a deixar a mesa da refeição ainda mais completa e colorida, ou somente para colocar como decoração em bolos de festas.

O que muitos não sabem é que ela é ideal para comer com mais frequência, pois além do sabor delicioso, essa fruta possui muitos nutrientes saudáveis, antioxidantes e vitaminas essenciais que a fazem uma excelente opção para o lanche, e é fácil de se sentir saciado com ela.

Azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva contém o ácido alfalinolénico (ALA), um tipo de ômega 3 que é um potente ant-iinflamatório. Note que você não deve cozinhar com azeite, mas deve consumir in natura, extraído a frio, por exemplo, em saladas ou regados, depois que a comida estiver cozida. Para cozinhar, utilize outros óleos que podem ser aquecidos a temperaturas elevadas, como óleo de coco.

Alimentos com função natural anti-inflamatória - Azeite de oliva extra-virgem
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva extra virgem é um produto muito utilizado na gastronomia por seu suave sabor e pelas múltiplas propriedades que ele tem para a saúde. Esse produto foi fonte de investigação durante muitos anos e atualmente lhe atribuem muitos benefícios, tanto para a saúde como para a beleza.

Abacate

O abacate contém muitos compostos diferentes que combatem a inflamação .Isso inclui os carotenoides, fitoesteróis, gorduras insaturadas, como ácido graxo ômega 3, que trabalham em conjunto no processo anti-inflamatório.

Alimentos com função natural anti-inflamatória - Abacate
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Abacate

O abacate é o fruto comestível do abacateiro, uma árvore da família da Lauraceae nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais e subtropicais, inclusive nas Ilhas Canárias, na Ilha da Madeira e na Sicília.

Gengibre

Gengibre não é apenas um analgésico e anti-inflamatório natural, mas também foi mostrado para proteger o estômago contra os efeitos dos analgésicos. Beber chá de gengibre é excelente para as pessoas com artrite.

Gengibre ajuda no combate ao câncer
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Gengibre

O gengibre é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. No norte do Brasil é também conhecido por mangarataia.

Alho

O alho pode reduzir a inflamação e dor no corpo, graças aos compostos de enxofre que contém.

São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium, embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bulbo, composto por folhas escamiformes

Mirtilos

Um composto chamado antocianina, presente no mirtilo, é responsável pelas propriedades anti-inflamatórias desta fruta.

Alimentos com função natural anti-inflamatória - Mirtilos
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Mirtilos

O Vaccinium myrtillus é um arbusto que pertence à família Ericaceae. As plantas são arbustos de pequeno porte nativos da Eurásia e que também crescem em sub-bosques das florestas temperadas na Europa.

Mamão

O mamão contém as enzimas papaína e quimopapaína, que segundo estudos reduzem a inflamação no corpo. Esta fruta também contém uma grande riqueza de vitaminas, incluindo C e E, que atuam contra processos inflamatórios.

Alimentos com função natural anti-inflamatória - Mamão
Alimentos com função natural anti-inflamatória – Mamão

Carica papaya é uma espécie de fruteira tropical que produz os frutos conhecidos pelos nomes comerciais de papaia ou ababaia, ou mamão.

Este é um blog de receitas e dicas sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

[Total: 4    Média: 3.8/5]

Deixe seu Comentário...