Como usar Panela de Pressão

Como usar Panela de Pressão

Como usar Panela de Pressão, Ela funciona aprisionando os vapores e isso faz com que a pressão dentro dela aumente e desta forma a temperatura também se eleva o que vai fazer com que a água aumente seu tempo de ebulição para mais do que os 100 graus centígrados e com isso cozinha os alimentos mais rapidamente.

A panela de pressão cozinha mais rápido os alimentos porque dentro dela a temperatura fica mais alta do que o normal, chega a mais ou menos 120 graus centígrados, mais alto do que o ponto de ebulição da água que é de 100 graus centígrados.

Para aprisionar os vapores dentro dela, a panela fica bem fechada, inclusive com uma borracha de vedação que fica entre a tampa e a panela. E para fechar a tampa muito bem a panela também tem uma trava de segurança na alça.

Para não ter um excesso de vapores dentro da panela que aumente demasiadamente a pressão, o que pode ocasionar explosão, toda panela tem essa válvula com pino onde o pino funciona como um peso que faz com que a pressão dentro da panela seja sempre constante.

Observação: Tem gente que diz que tem medo quando o pino começa a chiar e a soltar fumaça, não precisa ter medo, isso quer dizer que a panela está funcionando perfeitamente, expelindo o excesso de vapor de dentro dela.

E para ter uma segurança extra toda panela tem a válvula de segurança que se o pino, por alguma razão entupir ou deixar de funcionar, ela se rompe e isso vai evitar que a panela exploda.

Como usar a panela de Pressão
Como usar a panela de Pressão

Como usar a panela de Pressão

A primeira coisa para se observar ao usar a panela de pressão é que dentro dela tem uma marca de nível máximo. Isso quer dizer que você só vai encher a panela até aquele nível. Se não tiver aquela marca, só encha 2/3 da panela.

Coloque o alimento dentro da panela. Nunca coloque alimentos muito secos, use líquidos (água) para que a panela funcione perfeitamente e evite acidentes.
Tampe a panela tomando o cuidado que a borracha da tampa esteja bem colocada.
Leve ao fogo alto até ferver.
Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo.
Depois que o tempo de cozimento passar desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR A PRESSÃO.
Se quiser tirar a pressão mais rapidamente, tire a panela do fogo, deixe esfriar um pouco e depois coloque embaixo da torneira molhando apenas a lateral da panela.
Se o pino abaixou e não faz mais barulho quando você toca nele, então toda a pressão saiu e você pode abrir a panela.

Cuidadados a se ter:

Repetindo: Nunca abra a panela sem ter certeza que não tem mais pressão dentro dela.
Só compre panelas de pressão com selo do Inmetro, não compre panelas de ambulantes.
Se o chiar do pino parar enquanto a panela estiver fervendo desligue o fogo, a panela não está funcionando corretamente.
Depois de usar a panela lave muito bem todas as partes, inclusive o pino e a borracha.
Se você observar que a borracha está seca ou querendo se partir, troque imediatamente.
Última coisa, panela de pressão não é eterna (isso é só uma marca) então, se verificar algum problema ou a panela já está velhinha mesmo, não tenha dúvida, troque.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita

Deixe sua opinião