Receita de Massapão

Massapão Cobertura e varias outras receitas

Receita de Massapão, aprenda como fazer essa massa, conhecida com inúmeras outras designações, dependendo da região ou país — massa ou pasta de amêndoa, massa de doce regional (Algarve) ou marzipã —, é feita à base de amêndoas moídas, claras e açúcar.

Receita de Massapão

Receita de Massapão Cobertura e varias outras receitas

Xtudoreceitas
Receita de Massapão, aprenda como fazer essa massa, conhecida com inúmeras outras designações, dependendo da região ou país — massa ou pasta de amêndoa, massa de doce regional (Algarve) ou marzipã —, é feita à base de amêndoas moídas, claras e açúcar. Massapão, Pode ser colorida e aromatizada, mas sua utilização é muito versátil sobretudo por ser moldável em qualquer formato ou tamanho, além de ser excelente como cobertura. Relativamente ao fondant, a grande diferença na preparação prende-se com a quantidade de açúcar usada e com o facto de o massapão levar amêndoa. Embora não haja consenso no que se refere à origem da receita, a versão mais comum é de que tem origem árabe, sendo conhecido no ocidente a partir do século VIII. Conserva-se durante um mês, no frigorífico, numa embalagem muito bem fechada, mas não deve apanhar qualquer umidade. Massapão
Tempo De Preparação 20 minutos
Tempo Do Cozinheiro 20 minutos
Tempo Total 40 minutos
Curso Massas
Cozinha Brasileira
Porções 20
Calorias 208 kcal

Ingredientes
  

  • 1 colher sopa de água
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de amêndoas
  • clara de ovo
  • Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer
  • ponto de pasta a calda adere à colher, sem correr em fio.

Instruções
 

  • Junte a amêndoa ralada e, em fogo muito brando e mexendo sempre, deixe cozer até se ver o fundo do tacho, isto é, até fazer ligeiramente estrada.
  • Depois de juntar a amêndoa com o açúcar, vá amassando estes ingredientes com bocadinhos de clara de ovo até a massa ficar com uma consistência moldável.
  • Dependendo da sua aplicação, pode utilizar o massapão imediatamente ou deixá-lo repousar um pouco — no caso de ser usado como cobertura, deve usá-lo de imediato, quando ainda está molinho, porque depois tende a secar; já no caso de usar na preparação do doce fino algarvio, deve deixar a massa repousar.
Palavras-chave caseiro, cobertura, massa, massapão, receita

Massapão, Pode ser colorida e aromatizada, mas sua utilização é muito versátil sobretudo por ser moldável em qualquer formato ou tamanho, além de ser excelente como cobertura. Relativamente ao fondant, a grande diferença na preparação prende-se com a quantidade de açúcar usada e com o facto de o massapão levar amêndoa.

Embora não haja consenso no que se refere à origem da receita, a versão mais comum é de que tem origem árabe, sendo conhecido no ocidente a partir do século VIII.

Conserva-se durante um mês, no frigorífico, numa embalagem muito bem fechada, mas não deve apanhar qualquer umidade.

Massapão

Ingredients – ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de água
  • 300 g de açúcar
  • 300 g de amêndoas
  • clara de ovo
  • Leve o açúcar ao lume com a água e deixe ferver até fazer
  • ponto de pasta (a calda adere à colher, sem correr em fio).

Instructions – Modo de Preparo

  1. Junte a amêndoa ralada e, em fogo muito brando e mexendo sempre, deixe cozer até se ver o fundo do tacho, isto é, até fazer ligeiramente estrada.
  2. Depois de juntar a amêndoa com o açúcar, vá amassando estes ingredientes com bocadinhos de clara de ovo até a massa ficar com uma consistência moldável.
  3. Dependendo da sua aplicação, pode utilizar o massapão imediatamente ou deixá-lo repousar um pouco — no caso de ser usado como cobertura, deve usá-lo de imediato, quando ainda está molinho, porque depois tende a secar; já no caso de usar na preparação do doce fino algarvio, deve deixar a massa repousar.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

Deixe sua opinião