caldo deTucupi

Tucupi

Por favor, avalie essa Receita

Receita de Tucupi, aprenda como fazer tucupi fácil e simples um suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti).

caldo deTucupi

Receita de Tucupi

Xtudoreceitas
Tucupi, aprenda como fazer tucupi fácil e simples um suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraído, o caldo "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária.
Receita de Tucupi
Tempo De Preparação 30 minutos
Tempo Do Cozinheiro 30 minutos
Tempo Total 1 rh
Curso Salgados, Sopas
Cozinha Brasileira
Porções 10
Calorias 280 kcal

Ingredientes
  

  • 3 Quilogramas de Mandioca brava maniva
  • 1 Litro de Água
  • 3 Dentes de Alho
  • 2 Maços de chicória
  • Pimenta do reino
  • sal

Instruções
 

  • Para fazer caldo de Tucupi o primeiro passo é descascar a mandioca, picar e bater um pouco de mandioca com um pouco de água num liquidificador potente.
  • Dica: Como alternativa pode descascar e ralar a mandioca, porém esse método é mais demorado.
  • Coe, esprema em um pano e leve de novo o líquido ao liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.
  • O passo seguinte do caldo de Tucupi é deixar o líquido descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.

Notas

tucupi fácil e simples um suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraído, o caldo “descansa” para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária.
Palavras-chave brava, caldo, caseiro, mandioca, receita, salgado, tradicional, tucupi

Depois de extraído, o caldo “descansa” para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária.

Tucupi, O amido, também chamado polvilho é separado do líquido e lavado e decantado em diversas águas. Após ser seco, é esquentado no forno, formando grânulos, a chamada tapioca

Tucupi

Ingredients – ingredientes

  • 3 Quilogramas de Mandioca brava (maniva)
  • 1 Litro de Água
  • 3 Dentes de Alho
  • 2 Maços de chicória
  • Pimenta do reino
  • sal

Instructions – Modo de Preparo

  1. Para fazer caldo de Tucupi o primeiro passo é descascar a mandioca, picar e bater um pouco de mandioca com um pouco de água num liquidificador potente.
  2. Dica: Como alternativa pode descascar e ralar a mandioca, porém esse método é mais demorado.
  3. Coe, esprema em um pano e leve de novo o líquido ao liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.
  4. O passo seguinte do caldo de Tucupi é deixar o líquido descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.
  5. Dica: O amido é polvilho, que você pode secar ao sol para depois usar em receitas, ou usar úmido no preparo de tacacá.
  6. Depois do tempo indicado, transfira o líquido para uma panela e acrescente os alhos, a chicória, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use este caldo de tucupi em receitas de peixe, frutos do mar, frango e pato. Bom apetite!
  7. Dica: Reserve o caldo na geladeira por 1 hora.

Deixe sua opinião ou Comentário e não se esqueça de compartilhar seguir no pinterest, facebook, e twitter

seguir no pinterest, facebook, e twitter

5/5 (1)

Deixe sua opinião