Tucupi

0
190
caldo deTucupi
Receita de Tucupi

Receita de Tucupi, aprenda como fazer tucupi fácil e simples um suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti).

Depois de extraído, o caldo “descansa” para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária.

Tucupi, O amido, também chamado polvilho é separado do líquido e lavado e decantado em diversas águas. Após ser seco, é esquentado no forno, formando grânulos, a chamada tapioca

Tucupi

Ingredients – ingredientes

  • 3 Quilogramas de Mandioca brava (maniva)
  • 1 Litro de Água
  • 3 Dentes de Alho
  • 2 Maços de chicória
  • Pimenta do reino
  • sal

Instructions – Modo de Preparo

  1. Para fazer caldo de Tucupi o primeiro passo é descascar a mandioca, picar e bater um pouco de mandioca com um pouco de água num liquidificador potente.
  2. Dica: Como alternativa pode descascar e ralar a mandioca, porém esse método é mais demorado.
  3. Coe, esprema em um pano e leve de novo o líquido ao liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.
  4. O passo seguinte do caldo de Tucupi é deixar o líquido descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.
  5. Dica: O amido é polvilho, que você pode secar ao sol para depois usar em receitas, ou usar úmido no preparo de tacacá.
  6. Depois do tempo indicado, transfira o líquido para uma panela e acrescente os alhos, a chicória, sal e pimenta do reino a gosto. Leve ao fogo e deixe ferver por 30 minutos. Coe e use este caldo de tucupi em receitas de peixe, frutos do mar, frango e pato. Bom apetite!
  7. Dica: Reserve o caldo na geladeira por 1 hora.
    caldo deTucupi
    Print

    Tucupi

    Receita de Tucupi, aprenda como fazer tucupi fácil e simples um suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraído, o caldo "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária.
    Course caldo, sopa
    Cuisine Brasieira
    Keyword caldo, caseiro, ensopado, receita, sopa, tucupi
    Prep Time 30 minutes
    Cook Time 30 minutes
    Total Time 1 hour
    Servings 10
    Calories 280kcal
    Author Xtudoreceitas

    Ingredients

    • 3 Quilogramas de Mandioca brava maniva
    • 1 Litro de Água
    • 3 Dentes de Alho
    • 2 Maços de chicória
    • Pimenta do reino
    • sal

    Instructions

    • Para fazer caldo de Tucupi o primeiro passo é descascar a mandioca, picar e bater um pouco de mandioca com um pouco de água num liquidificador potente.
    • Dica: Como alternativa pode descascar e ralar a mandioca, porém esse método é mais demorado.
    • Coe, esprema em um pano e leve de novo o líquido ao liquidificador com mais mandioca picada. O ideal é não usar muita água, assim conseguirá um caldo mais concentrado. Quando terminar, torça bem o pano para extrair todo o suco.
    • O passo seguinte do caldo de Tucupi é deixar o líquido descansar por 4 horas em uma tigela, de preferência de vidro transparente. Depois separe o amido depositado no fundo do líquido amarelo, e deixe o líquido fermentar de um dia para o outro, coberto com um pano. Este passo é importante pois o tucupi cru e acabado de preparar é venenoso.

    Notes

    tucupi fácil e simples um suco amarelo extraído da raiz da mandioca brava quando descascada, ralada e espremida (tradicionalmente usando-se um tipiti). Depois de extraído, o caldo "descansa" para que o amido (goma) se separe do líquido (tucupi). Inicialmente venenoso devido à presença do ácido cianídrico, o líquido é cozido (processo que elimina o veneno) e fermentado de 3 a 5 dias para, então, ser usado como molho na culinária.

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

[Total: 6    Média: 5/5]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here