Tipos de Carnes Bovinas! Qual é a correta para sua receita? para obter o melhor resultado na cozinha, você precisa escolher bem qual tipo de carne deve utilizar no preparo de cada prato.
Você tem dificuldade de escolher a carne no açougue ou supermercado, pois não sabe a diferença entre os cortes?
Aqui você tira suas dúvidas e descobre quais os tipos de carne mais apropriados para cada receita. Depois, é só cozinhar!
Tipos de Carnes Bovinas, Aprenda quais são os tipos de corte, e como escolher a Correta para sua receita.
CORTES Mais Utilizados
Acém:
Maior pedaço e mais macio da parte dianteira do gado. Por ser uma carne relativamente magra, deve ser cozida por calor úmido, ou seja, no vapor. Fica bem em ensopados, picadinhos, cozidos, bifes de panela, carnes de panela recheadas e com molho.
Alcatra:
Com pouca gordura e macia pode ser utilizada na preparação de bifes, refogados, assados e ensopados. É uma boa pedida para um churrasco, tanto no espeto ou em bifes grossos na grelha. Evite cortes finos para a carne não ressecar.
Cupim:
Com fibras e gordura entrelaçados, é um corte saboroso e muito usado em churrasco. Para um melhor resultado, deve sempre ser cozido lentamente. Um modo de prepará-lo é o cozimento em panela de pressão, bem temperado ou apenas com sal refinado, e posteriormente assado no forno enrolada em papel celofane.
Filé mignon:
Este é o corte mais macio da carne bovina. É ideal para bifes, medalhão, estrogonofe e também para rosbifes, assados, refogados e picadinhos.
Fraldinha:
É o corte pequeno, de fibras longas e pouco macias. Indicada para caldos, molhos, cozidos e ensopados. Se assada para um churrasco ou na grelha, deve ser cortada em tiras grossas.
Lagarto:
Possui cor mais clara, com fibras longas e magras e formato alongado e definido. É muito utilizado nas receitas de carne de panela, carne desfiada. Se preparado cru e cortado em fatias bem finas, produz o famoso carpaccio.
Maminha:
Parte mais macia da alcatra, é suculenta e tem sabor suave. Deve ser cortada contra as fibras, para acentuar sua maciez e sabor. Seu uso é indicado para bifes, assados, churrasco ou na grelha, carnes de panela ou bifes servidos bem passados, pois tem maior teor de gordura.
Paleta:
É o “braço” do boi. Mais musculoso que o Acém, é também muito saboroso pela quantidade de gordura interior da peça. Bem cozido, dá excelentes molhos, ensopados e cozidos.
Patinho:
Menos macio que a alcatra, é usado para bifes à milanesa e preparo de carne moída crua, como o quibe e o steak tartar. Fica muito bom também no preparo de picadinhos.
Picanha:
A carne é macia, marmorizada e com capa de gordura e com sabor acentuado. Tradicional nos churrascos pode ser assada inteira ou em postas no espeto.