Veja Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas saiba quais são, O forno de micro-ondas pode ser de extrema utilidade em muitos lares e, por isso, com frequência é usado.
Vasilhas e utensílios que podem ir ao micro-ondas
Equipamento
- Micro-ondas
- utensilhos
Ingredientes
- 1 uni micro-ondas
- vários utensílios
Instruções
Como o microondas funciona
- Antes da gente saber o que pode colocar no microondas, é importante entender como o este eletrodoméstico funciona. Isso ajuda a entender porque um material apresenta mais risco que outro.
- As micro-ondas são ondas similares as ondas de rádio, televisão e luz solar comum. Os fornos de micro-ondas possuem um dispositivo projetado para converter a energia elétrica em ondas de aproximadamente 2,5Ghz (a frequencia total varia conforme o aparelho).
- A essa frequência, as radiação afetam as moléculas de água, óleos e açúcares, entre outros, aumentando sua energia interna e provocando o aumento de temperatura. Ou seja, o microondas faz com que o próprio alimento se cozinhe, diferente de outras formas de cocção, como a indução.
- As micro-ondas são direcionadas para o alimento através de aberturas laterais na parte interna do forno.
- Mesmo havendo muitas proibições, existem diferentes materiais de pratos e potes que podem entrar no forno de micro-ondas. No entanto, é preciso saber com exatidão quais são os apropriados, caso contrário, pode haver acidentes com o eletrodoméstico e mesmo contaminação dos alimentos, inclusive, quando são os utensílios feitos de plástico que entram no aparelho. No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui.
Vasilhas que podem ir ao micro-ondas
- Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem. O número que constar dentro do símbolo é o que indica o tipo de material com o qual foi fabricada a vasilha. Além de observar esse símbolo, para colocar alimentos dentro, é necessário que o pote possua mais um símbolo, o de um copo e garfo, que costuma ficar próximo ao triângulo.
- O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor. Além disso, para você se certificar que o recipiente é seguro de verdade, confira como está a sua temperatura após sair do forno. Se ele estiver frio é porque pode ser usado sem problemas. No entanto, quando ele começar a ficar gasto é melhor não usá-lo mais no micro-ondas.
- Quanto aos vidros, o seu uso é mais seguro, mesmo assim, é melhor dar preferência às vasilhas de vidro que sejam refratárias, isso quer dizer que são mais resistentes e vão suportar sem problemas o calor do forno de micro-ondas. Para saber se é um refratário, o mais indicado é conferir as informações da embalagem do produto. Quando há uma tampa de plástico é ali que a informação pode estar. Os outros vidros até podem ir ao eletrodoméstico, mas corre-se o risco de trincarem, ainda mais se for para cozinhar um alimento.
Vasilhas que podem ir ao micro-ondas vidros
- No caso dos recipientes de porcelana, não podem entrar no forno aqueles que possuem detalhes em dourado ou prateado. Esses enfeites são metálicos e vale lembrar que esse material em hipótese alguma, seja no detalhe de uma louça ou um pote todo de alumínio, pode entrar no micro-ondas, já que pode causar um incêndio. Por fim, outro material seguro para usar no aparelho é a cerâmica vitrificada, sendo que ela serve até para cozinhar os alimentos. No entanto, as suas tampas, que costumam ser de plástico, apenas podem entrar se houver a inscrição “próprio para micro-ondas”.
Como testar se um utensílio pode colocar no microondas
- A maior parte dos utensílios de cozinha, resistentes ao calor e não metálicos, pode ser utilizada no seu micro-ondas. Porém, alguns recipientes podem conter materiais que os tornam inadequados para o uso no eletrodoméstico.
- Caso você tenha dúvidas com relação à algum utensílio presente na sua cozinha, há uma maneira fácil de testar se um material pode colocar no microondas. Veja:
- Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.
- Se a água aquecer e o utensílio continuar frio, então é próprio para microondas.
- Se a água não aqueceu, mas o utensílio ficar morno, então não é aconselhável para o uso pois absorve as micro-ondas.
- Pronto, agora você nunca mais vai ter dúvidas sobre qual utensílio pode colocar no microondas!
Materiais que pode colocar no microondas
Prato para dourar
- Siga as instruções do fabricante. O fundo do prato deve estar pelo menos a 5 mm acima do prato giratório. O uso incorreto poderá ocasionar a quebra do prato.
Travessas
- Use somente as travessas seguras para forno de micro-ondas (siga as instruções do fabricante) e sem rachaduras ou lascas.
Prato de Cerâmica
- Seguir as instruções do fabricante. O fundo do prato de cerâmica deve ficar, pelo menos, 5 mm do prato giratório. O uso incorreto pode resultar na quebra do prato.
Porcelana
- Use estes se forem rotulados “Microwave Safe” ou “Seguro para Microondas”. Se eles não são rotulados, teste-os para se certificar de que eles podem ser usados com segurança.
Vidro (jarras, garrafas e frascos)
- Siga a orientação do fabricante, pois há utensílios resistentes ao calor do micro ondas. Se você não sabe se o vidro resiste ao uso no microondas, é bom tomar cuidado. Sempre remova a tampa, e utilize somente para aquecer líquidos/alimentos por um curto período de tempo. A maioria dos frascos não é resistente ao calor e poderá quebrar, pois o vidro comum é fino demais para ser usado no microondas. Ele pode quebrar e causar danos e ferimentos. Não usar nada trincado ou lascado. Nunca use vidros delicados como copos de água ou de vinho, dado que podem se quebrar quando os líquidos aquecerem.
Cristais
- Use somente cristal resistente ao calor. Certifique-se de que não tenham bordas metálicas. Não use se estiverem rachados ou lascados.
Pratos e copos de papel
- Papel pode colocar no microondas, mas use somente para aquecer ou cozinhar por pouco tempo e não deixe o forno sem supervisão. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.
Toalhas e guardanapos de papel
- Use-as rapidamente para cobrir os alimentos, para reaquecer e para absorver a gordura. Não deixe o forno sem supervisão e use somente para cozinhar por pouco tempo. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.
Plástico
- Use somente plástico que seja seguro para forno de micro-ondas. Eles devem trazer uma indicação de que são próprios para uso no micro-ondas (Microwave Safe). Deve-se perfurar e ventilar os sacos como indicado na embalagem. Tenha certeza de que o plástico utilizado é realmente próprio para microondas.
Potes plásticos
- Siga as instruções do fabricante, pois nem todos os potes plásticos são adequados para forno micro-ondas. Nunca utilize o pote plástico com a tampa fechada. Recipientes como potes de margarina ou de sorvete podem derreter no microondas.
Película plástica
- Use somente a que seja segura para forno de micro-ondas. Use para cobrir os alimentos e para reter a umidade. Não permita que a película plástica entre em contato com os alimentos.
Termômetros
- Use somente os que sejam seguros para forno de micro-ondas (para carnes e açúcar).
Sacos para Cozimento
- São apropriados para usar no micro-ondas desde que sejam sacos feitos especificamente para cozinhar, contudo, não esqueça de fazer um pequeno corte no saco para deixar escapar o vapor. Nunca tente usar sacos de plástico normais como os sacos específicos para micro-ondas, pois podem derreter e se romper.
Papel encerado
- Papel encerado (também conhecido como papel parafinado) pode colocar no microondas, mas use como uma manta para evitar respingos e para reter a umidade.
Papel pergaminho
- Usado para cobrir e evitar que o alimento espirre ou para embrulhar o alimento para cozimento no vapor.
Materiais que NÃO devem ser usados no microondas
- Utensílios que contenham alumínio ou metal
- Causam faíscas no interior do forno micro-ondas, ou até mesmo podem provocar um incêndio. Isso porque objetos metálicos não permitem que a energia microondas atravesse o material e esquente o alimento.
Papel alumínio
- As fabricantes dizem que existe uma forma de usar o papel alumínio no micro ondas, mas é melhor NÃO usar. Pedaços de papel alumínio podem arquear ou soltar faíscas e danificar o micro-ondas. Nossa recomendação é não esquentar marmita de alumínio no microondas, ou qualquer forma de papel alumínio.
Tecido, jornal e papel comum
- Não coloque materiais como tecido, jornal e papel comum dentro do forno. Eles podem se incendiar, danificando o aparelho.
Fios de metal para fechar embalagens
- Podem curvar-se, soltar faíscas e provocar um incêndio dentro do forno.
Recipientes de metal ou alumínio
- Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.Remover todos os metais antes de cozinhar.
Recipientes de papel com alças metálicas
- Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.
Utensílios de metal ou com molduras metálicas
- O metal impede que a energia de micro-ondas chegue até os alimentos e molduras metálicas poderão criar faíscas.
Fios metálicos
- Poderão criar faíscas e incendiar-se no interior do forno.
Sacos de papel
- Estes são um perigo de incêndio, com exceção de sacos de pipoca que são projetados para uso de microondas.
Espuma de plástico, placas de isopor e copos
- Ela poderá derreter ou contaminar o conteúdo se exposta à altas temperaturas.
Madeira
- A madeira torna-se seca no uso no forno de micro-ondas e é possível que rache ou parta.
Dessa forma, é de extrema importância estar atento aos cuidados que o eletrodoméstico exige, inclusive, como saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas que você deseja utilizar. vamos esclarecer as dúvidas sobre o assunto.
Como o microondas funciona
Antes da gente saber o que pode colocar no microondas, é importante entender como o este eletrodoméstico funciona. Isso ajuda a entender porque um material apresenta mais risco que outro.
As micro-ondas são ondas similares as ondas de rádio, televisão e luz solar comum. Os fornos de micro-ondas possuem um dispositivo projetado para converter a energia elétrica em ondas de aproximadamente 2,5Ghz (a frequencia total varia conforme o aparelho).
A essa frequência, as radiação afetam as moléculas de água, óleos e açúcares, entre outros, aumentando sua energia interna e provocando o aumento de temperatura. Ou seja, o microondas faz com que o próprio alimento se cozinhe, diferente de outras formas de cocção, como a indução.
As micro-ondas são direcionadas para o alimento através de aberturas laterais na parte interna do forno.
Mesmo havendo muitas proibições, existem diferentes materiais de pratos e potes que podem entrar no forno de micro-ondas. No entanto, é preciso saber com exatidão quais são os apropriados, caso contrário, pode haver acidentes com o eletrodoméstico e mesmo contaminação dos alimentos, inclusive, quando são os utensílios feitos de plástico que entram no aparelho. No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui.
Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem. O número que constar dentro do símbolo é o que indica o tipo de material com o qual foi fabricada a vasilha. Além de observar esse símbolo, para colocar alimentos dentro, é necessário que o pote possua mais um símbolo, o de um copo e garfo, que costuma ficar próximo ao triângulo.
O mais seguro para colocar no micro-ondas são os recipientes que possuem o número cinco dentro do triângulo, pois isso significa que o plástico é polipropileno. Esse material é mais resistente ao calor, assim, o risco das suas substâncias se combinarem com alimentos e líquidos que existem dentro deles é menor. Além disso, para você se certificar que o recipiente é seguro de verdade, confira como está a sua temperatura após sair do forno. Se ele estiver frio é porque pode ser usado sem problemas. No entanto, quando ele começar a ficar gasto é melhor não usá-lo mais no micro-ondas.
Quanto aos vidros, o seu uso é mais seguro, mesmo assim, é melhor dar preferência às vasilhas de vidro que sejam refratárias, isso quer dizer que são mais resistentes e vão suportar sem problemas o calor do forno de micro-ondas. Para saber se é um refratário, o mais indicado é conferir as informações da embalagem do produto. Quando há uma tampa de plástico é ali que a informação pode estar. Os outros vidros até podem ir ao eletrodoméstico, mas corre-se o risco de trincarem, ainda mais se for para cozinhar um alimento.
No caso dos recipientes de porcelana, não podem entrar no forno aqueles que possuem detalhes em dourado ou prateado. Esses enfeites são metálicos e vale lembrar que esse material em hipótese alguma, seja no detalhe de uma louça ou um pote todo de alumínio, pode entrar no micro-ondas, já que pode causar um incêndio. Por fim, outro material seguro para usar no aparelho é a cerâmica vitrificada, sendo que ela serve até para cozinhar os alimentos. No entanto, as suas tampas, que costumam ser de plástico, apenas podem entrar se houver a inscrição “próprio para micro-ondas”.
Como testar se um utensílio pode colocar no microondas
A maior parte dos utensílios de cozinha, resistentes ao calor e não metálicos, pode ser utilizada no seu micro-ondas. Porém, alguns recipientes podem conter materiais que os tornam inadequados para o uso no eletrodoméstico.
Caso você tenha dúvidas com relação à algum utensílio presente na sua cozinha, há uma maneira fácil de testar se um material pode colocar no microondas. Veja:
• Coloque dentro do micro-ondas o utensílio que você deseja testar (vazio), ao lado de um recipiente de vidro cheio de água. Aqueça no micro-ondas, potência alta, durante 1 minuto – não ultrapasse este tempo.
• Se a água aquecer e o utensílio continuar frio, então é próprio para microondas.
• Se a água não aqueceu, mas o utensílio ficar morno, então não é aconselhável para o uso pois absorve as micro-ondas.
Pronto, agora você nunca mais vai ter dúvidas sobre qual utensílio pode colocar no microondas!
Materiais que pode colocar no microondas
Prato para dourar
Siga as instruções do fabricante. O fundo do prato deve estar pelo menos a 5 mm acima do prato giratório. O uso incorreto poderá ocasionar a quebra do prato.
Travessas
Use somente as travessas seguras para forno de micro-ondas (siga as instruções do fabricante) e sem rachaduras ou lascas.
Prato de Cerâmica
Seguir as instruções do fabricante. O fundo do prato de cerâmica deve ficar, pelo menos, 5 mm do prato giratório. O uso incorreto pode resultar na quebra do prato.
Porcelana
Use estes se forem rotulados “Microwave Safe” ou “Seguro para Microondas”. Se eles não são rotulados, teste-os para se certificar de que eles podem ser usados com segurança.
Vidro (jarras, garrafas e frascos)
Siga a orientação do fabricante, pois há utensílios resistentes ao calor do micro ondas. Se você não sabe se o vidro resiste ao uso no microondas, é bom tomar cuidado. Sempre remova a tampa, e utilize somente para aquecer líquidos/alimentos por um curto período de tempo. A maioria dos frascos não é resistente ao calor e poderá quebrar, pois o vidro comum é fino demais para ser usado no microondas. Ele pode quebrar e causar danos e ferimentos. Não usar nada trincado ou lascado. Nunca use vidros delicados como copos de água ou de vinho, dado que podem se quebrar quando os líquidos aquecerem.
Cristais
Use somente cristal resistente ao calor. Certifique-se de que não tenham bordas metálicas. Não use se estiverem rachados ou lascados.
Pratos e copos de papel
Papel pode colocar no microondas, mas use somente para aquecer ou cozinhar por pouco tempo e não deixe o forno sem supervisão. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.
Toalhas e guardanapos de papel
Use-as rapidamente para cobrir os alimentos, para reaquecer e para absorver a gordura. Não deixe o forno sem supervisão e use somente para cozinhar por pouco tempo. Não use papel reciclado, que podem conter metais e poderiam inflamar.
Plástico
Use somente plástico que seja seguro para forno de micro-ondas. Eles devem trazer uma indicação de que são próprios para uso no micro-ondas (Microwave Safe). Deve-se perfurar e ventilar os sacos como indicado na embalagem. Tenha certeza de que o plástico utilizado é realmente próprio para microondas.
Potes plásticos
Siga as instruções do fabricante, pois nem todos os potes plásticos são adequados para forno micro-ondas. Nunca utilize o pote plástico com a tampa fechada. Recipientes como potes de margarina ou de sorvete podem derreter no microondas.
Película plástica
Use somente a que seja segura para forno de micro-ondas. Use para cobrir os alimentos e para reter a umidade. Não permita que a película plástica entre em contato com os alimentos.
Termômetros
Use somente os que sejam seguros para forno de micro-ondas (para carnes e açúcar).
Sacos para Cozimento
São apropriados para usar no micro-ondas desde que sejam sacos feitos especificamente para cozinhar, contudo, não esqueça de fazer um pequeno corte no saco para deixar escapar o vapor. Nunca tente usar sacos de plástico normais como os sacos específicos para micro-ondas, pois podem derreter e se romper.
Papel encerado
Papel encerado (também conhecido como papel parafinado) pode colocar no microondas, mas use como uma manta para evitar respingos e para reter a umidade.
Papel pergaminho
Usado para cobrir e evitar que o alimento espirre ou para embrulhar o alimento para cozimento no vapor.
Materiais que NÃO devem ser usados no microondas
Utensílios que contenham alumínio ou metal
Causam faíscas no interior do forno micro-ondas, ou até mesmo podem provocar um incêndio. Isso porque objetos metálicos não permitem que a energia microondas atravesse o material e esquente o alimento.
Papel alumínio
As fabricantes dizem que existe uma forma de usar o papel alumínio no micro ondas, mas é melhor NÃO usar. Pedaços de papel alumínio podem arquear ou soltar faíscas e danificar o micro-ondas. Nossa recomendação é não esquentar marmita de alumínio no microondas, ou qualquer forma de papel alumínio.
Tecido, jornal e papel comum
Não coloque materiais como tecido, jornal e papel comum dentro do forno. Eles podem se incendiar, danificando o aparelho.
Fios de metal para fechar embalagens
Podem curvar-se, soltar faíscas e provocar um incêndio dentro do forno.
Recipientes de metal ou alumínio
Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.Remover todos os metais antes de cozinhar.
Recipientes de papel com alças metálicas
Poderão criar faíscas. Transfira os alimentos a um prato seguro para forno de micro-ondas.
Utensílios de metal ou com molduras metálicas
O metal impede que a energia de micro-ondas chegue até os alimentos e molduras metálicas poderão criar faíscas.
Fios metálicos
Poderão criar faíscas e incendiar-se no interior do forno.
Sacos de papel
Estes são um perigo de incêndio, com exceção de sacos de pipoca que são projetados para uso de microondas.
Espuma de plástico, placas de isopor e copos
Ela poderá derreter ou contaminar o conteúdo se exposta à altas temperaturas.
Madeira
A madeira torna-se seca no uso no forno de micro-ondas e é possível que rache ou parta.
Siga nos em nossas redes Instagram e Pinterest se gostou contribua apoiando o site
Perfeito