Voltar
Diet e Light, Qual a diferença

Diet e Light, Qual a diferença?

Xtudoreceitas.com
Diet e Light, Qual a diferença? Confira sete dicas e entenda o que é diet e o que é light:
Diet e Light, Qual a diferença? Na hora da compra sempre surge a dúvida sobre os alimentos Diet ou Light, a maioria das pessoas não conhecem a diferença entre eles e acabam os consumindo de forma errada.
Os produtos Diet, são utilizados para fins especiais e são isentos de algum nutriente, como por exemplo, o açúcar, são indicados para as pessoas com diabetes ou com intolerância a glicose.
Tempo De Preparação 5 minutos
Tempo Do Cozinheiro 5 minutos
Tempo Total 10 minutos
Curso Curiosidades, Dicas
Cozinha Brasileira
Porções 1
Calorias 98 kcal

Ingredientes
  

  • 1 ver ingredientes na descrição ver
  • 2 ver ingredientes na descrição

Instruções
 

O que significa o termo light?

  • É um tipo de informação nutricional complementar e significa reduzido.
    Assim, um alimento pode ser “reduzido ou light” em valor energético, açúcares, gorduras totais, gorduras saturadas, colesterol e sódio.
    Para um alimento ser considerado reduzido ou light em valor energético ou algum nutriente é necessária uma redução de, no mínimo 25% no valor energético ou no conteúdo do nutriente objeto da alegação em relação ao alimento de referência ou convencional.

O que significa o termo diet?

  • O termo diet é usado somente em algumas categorias de alimentos para fins especiais, tais como alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para controle de peso, e alimentos para ingestão controlada de açúcares.
    É preciso ter atenção, pois o termo diet não significa sempre ausência de açúcar no alimento.

Na hora da compra

  • Muita gente se confunde e pensa que o alimento (ou bebida) diet é totalmente sem açúcar, e que os produtos light não contêm gordura o que não é, necessariamente, verdade absoluta.

Rótulos

  • O boletim nº 33 da Senacon/Anvisa alerta para a importância da leitura dos rótulos dos alimentos de modo que o consumidor identifique, se for o caso, a presença de algum ingrediente ou nutriente que não possa ser consumido, ou deva ser consumidor em baixa quantidade.

Quantidades

  • Tanto alimentos diet quanto light não têm necessariamente o conteúdo de
  • açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros. Isso torna ainda mais importante a leitura atenta dos rótulos.

Alimentos para fins especiais

  • O termo diet só pode ser usado em algumas categorias de alimentos para fins especiais, estabelecidas na Portaria nº 29/1998 da Anvisa.
    São elas: dietas com restrição de nutrientes, para controle de peso e para ingestão controlada de açúcares.
  • Entre os exemplos de produtos diet encontrados nos supermercados, e que podem usar essa expressão na embalagem, estão geleias para dietas, shake ou pó para o preparo de bebidas destinadas à redução de peso, e ainda pós para o preparo de sopas para dietas com restrição de sódio.

Consumidores em condições especiais

  • Portadores de diabetes, hipertensão, colesterol alto, doença celíaca, entre outras, devem ler atentamente os rótulos dos alimentos, observando a lista de ingredientes e as informações nutricionais obrigatórias.

Notas

Observações
  • As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
  • E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada
Este é um blog de receitas e dicas sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Palavras-chave caseiro, curiosidade, dica, diet, diferença, light, receita