Manteiga de garrafa veja como fazer

0
Receita de Manteiga de garrafa veja como fazer
Receita de Manteiga de garrafa veja como fazer

Receita de Manteiga de garrafa, aprenda como fazer fácil, ela é um tipo de manteiga que se mantém líquida em temperatura ambiente. Como o próprio nome deixa entender, é comercializada em garrafas de vidro e é um produto típico e muito consumido no Nordeste do Brasil.

Tal laticínio é obtido pelo cozimento do creme de leite bovino até que se evapore toda a água e restem apenas a gordura e as partículas sólidas da nata. Após feita, pode ser consumida em até dois meses.

Sua fabricação é em grande parte artesanal, sendo a comercialização predominantemente informal, como em feiras, pequenos pontos de comércio e propriedades rurais.

Apresenta aroma delicado e sabor característico (levemente rançoso), sendo utilizada como ingrediente de diversos pratos regionais, ou mesmo como um acompanhamento na carne de sol com macaxeira e feijão-verde ou feijão fradinho, no Bode na Brasa, no Baião de Dois, compõe um dos ingrediente do famoso Pirão de Leite do Nordeste, também chamado de Pirão de Queijo, por levar queijo coalho na sua composição, além de muitos outros pratos. É também usada na produção do queijo-manteiga.

Recebe outras denominações tais como manteiga de gado, manteiga da terra ou manteiga de cozinha. Obtida através do batimento e fusão do creme derivado exclusivamente do leite de vaca, é um produto bastante apreciado por boa parte da população, cuja comercialização é feita através de feiras livres, mercados populares, supermercados, restaurantes típicos e pequenos pontos comerciais de comidas regionais.

São necessários 50 litros de leite para cada litro de manteiga de garrafa. O seu processo de fabricação é artesanal, sem controle das etapas do processamento, inclusive do tempo e da temperatura utilizada para adequada fusão do produto, o que explica a falta de uniformidade do mesmo.

A manteiga de garrafa se mantém fluida em temperatura ambiente, mas que endurece na geladeira. É mais durável do que a manteiga comum.

Receita de Manteiga de garrafa veja como fazer, com Rendimento de 1 garrafa e Tempo de Preparo depois de colhida a nata suficiente, 120 minutos

Ingredients – ingredientes:

  • Leite integral

Instructions – Modo de Preparo

  1. Ferva o leite.
  2. Retire a nata do leite e vá reservando em um recipiente tampado que deve ser mantido na geladeira até que se tenha juntado cerca de 500g de nata.
  3. Juntada a nata, despeje tudo em uma vasilha grande e bata até formar um creme. Os tradicionalistas usam a colher de pau mas, você pode usar a batedeira se preferir sem nenhum problema.
  4. Vá retirando o soro conforme ele vá se formando e continue batendo.
  5. Para ter certeza de ter retirado todo o soro, acrescente um pouco de água limpa à mistura e quando a água começar a sair limpa é porque não há mais soro no creme.
  6. Quando todo o soro tiver saído, coloque a nata batida em uma panela e leve ao fogo brando, mexendo delicadamente e sem parar por cerca de meia hora. A nata vai se desmanchar a mistura vai tomando uma textura cremosa e, com a continuação do cozimento, a manteiga vai se desprendendo e o resíduo, a borra, vai ficando corado e se sedimentando no fundo da panela.
  7. Nesse ponto, a manteiga começa a ferver e espumar e está pronta para ser coada num pano de algodão.
  8. Guarde a manteiga em uma garrafa de vidro transparente, bem lavada e esterilizada em água fervendo.

Dica:

  • A borra é a nata apurada e tostada e tem um sabor muito especial.
  • Utilize-a, ainda quentinha, para passar no pão ou para fazer uma farofa para acompanhar a carne de sol.

Usos da Manteiga de Garrafa

  • Essa delícia do Nordeste é usada em diversas preparações: na carne de sol, no feijão verde, na macaxeira, para fritar ovos e no pão.
  • Experimente

Gostou? Curta nossa Página no Facebook e no G+ Assim você não perde nossas novas receitas e dicas, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer essa receita.

[Total: 4    Média: 2.8/5]

Deixe seu Comentário...